Arqueologia

Início / Acervo / Arqueologia

Arqueologia

O passado sob nossos pés: a Arqueologia da Santa Casa

Sob o piso das casas que hoje abrigam o CHC por um longo tempo permaneceu escondido um grande tesouro. Sem o saber, as pessoas que enterraram o lixo da Santa Casa lá pelos idos de 1900, construíram uma verdadeira cápsula do tempo para nós no século XXI.
O lixo é o grande tesouro para um arqueólogo. A análise do lixo de uma sociedade é uma das fontes possíveis para sua compreensão. Já parou para pensar o quanto o seu próprio lixo diz algo sobre você? Faça um teste, analise seu lixo, além de possibilitar conhecer hábitos que nem sempre damos importância ou gostaríamos que os outros soubessem, também é uma grande possibilidade de analisar a própria sociedade que fazemos parte.

A escavação arqueológica

As escavações arqueológicas iniciaram em outubro de 2005 e se estenderam até setembro de 2006. O trabalho teve como objetivo identificar elementos arqueológicos preventivamente, evitando que fossem destruídos pelas obras. Isto ocorreu devido ao grande potencial arqueológico que possui todo o Centro Histórico de Porto Alegre e em especial a quadra onde está localizada a Santa Casa. Dois elementos motivaram o trabalho: a possibilidade e encontrar-se uma parcela da fortificação do período farroupilha e um antigo cemitério de escravos e indigentes.
A pesquisa evidenciou um rico material arqueológico, revelando uma lixeira hospitalar e lixeiras domésticas. Os achados se referem a bens culturais do século XIX e início do XX. Esse material enriqueceu significativamente o acervo do CHC.

Postagens Recentes
Tradução
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca