Arquivo Histórico

Início / Acervo / Arquivo Histórico

Arquivo Histórico

O Arquivo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre tem sua relevância dimensionada pela Instituição que lhe gerou e lhe confere significado.
Aqui você terá breves orientações sobre o potencial do acervo arquivístico da Instituição, as suas possibilidades de pesquisas, bem como as condições de acesso à informação e as ações de educação para o patrimônio que desenvolve.

O acervo é composto por manuscritos, impressos, plantas, mapas, filmes, fitas de áudio, vídeos e registros iconográficos, como fotografias, negativos, cartazes, postais, pôsteres, desenhos, gravuras e ilustrações, além de jornais e revistas com matérias alusivas à Instituição ou por ela produzidas.
Acumulada organicamente em decorrência do processo administrativo da Instituição, a documentação apresenta, no entanto, algumas lacunas, variáveis em seus períodos, dependendo da Unidade de origem e das condições de tratamento recebido antes da criação do CEDOP.

O acervo é dividido em cinco áreas: Documentação CartográficaDocumentos de áudio e vídeoDocumentos fotográficosDocumentos de História Oral e Documentação textual.

Ainda temos também o Catálogo do Acervo de Dossiês Especiais, que consiste no levantamento de obras – algumas raras – nas áreas de história de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, de história de Misericórdias e de hospitais, de Farmácia, de Nutrição e, sobretudo, nas diversas áreas da Medicina – de doadores anônimos ou não – que têm ou tiveram vínculo com a Santa Casa, e que estão disponíveis para pesquisa no Centro Histórico-Cultural (CHC), através do Arquivo. Este documento É constantemente atualizado pela equipe do Arquivo do CHC, com a adição de novos conteúdos.

Trabalhamos com Instrumentos de pesquisaGestão documental e Publicações.

Há, também, a conexão entre O arquivo e a Comunidade.

Saiba mais em Serviços e normas de atendimento.

Postagens Recentes
Tradução
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca