Caminhada Cultural no Cemitério da Santa Casa (Roteiro Positivista)

Início / Categoria Acontece / Acontece / Caminhada Cultural no Cemitério da Santa Casa (Roteiro Positivista)

Caminhada Cultural no Cemitério da Santa Casa (Roteiro Positivista)

O CHC preparou uma Caminhada Cultural com a temática positivista no Cemitério da Santa Casa. A atividade ocorrerá no dia 01/02, a partir das 18h30min, e faz parte das comemorações dos 117 anos do Museu Júlio de Castilhos.
O percurso será mediado pela Historiadora do CHC, Gabriela Portela Moreira, e percorrerá túmulos e mausoléus de políticos gaúchos.
Você sabia?
O Cemitério da Santa Casa é o único da cidade que reúne exemplares de mausoléus e túmulos que expressam na escultura, arquitetura e em epitáfios a presença positivista, eternizando, através da memória, o vigor dessa doutrina na sociedade gaúcha.
O positivismo é uma ideologia derivada do iluminismo. Idealizado pelo francês Augusto Comte, tinha como principal fundamento a “Teoria dos três Estados”, que consistia em uma linha evolutiva da humanidade, pela qual seria conduzida ao progresso, através do domínio da natureza e das ciências, que conjuntamente andariam em direção ao bem-estar social. Articulado em três aspectos o positivismo previa uma uma teoria da ciência ou do saber, um projeto político de reforma da sociedade e uma religião.
No Brasil o positivismo ganhou grande repercussão, sobretudo entre os partidários do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). A política fundamentada pelo líder Júlio de Castilhos e assimilados por seus sucessores esteve diretamente ligada aos ideais positivistas, um fenômeno histórico presente na política e sociedade até a década de 1920, e que serviu para frear dissidências e animar conflitos, como as Revoluções de 1893 e 1923.
* Observação: em caso de chuva, a atividade será cancelada.
Tradução
[google-translator]
Entre em contato

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca