O Centro Histórico-Cultural Santa Casa foi criado a partir do Arquivo Administrativo e Museu, setor que compõe o Cedop – Centro de Documentação e Pesquisa – uma Unidade Gerencial da Instituição responsável pela guarda, conservação e disponibilização de documentos. Sua origem remonta o ano de 1986, por iniciativa dos administradores da Santa Casa, que desde 1983 implantavam um novo modelo administrativo, a fim de superar a grave crise financeira pela qual passava a Instituição.
Antes da criação do Cedop parte da documentação encontrava-se em alguns porões dos hospitais, denominado de “Arquivo Morto”. Já a documentação corrente estava em alguns Arquivos Médicos espalhada nas diversas enfermarias e hospitais. Com o trabalho de uma equipe formada por historiadores, sociólogos e arquivistas a documentação começou a ser tratada, organizada e reunida, e em 1987 já existia um Arquivo centralizado.
Em abril deste mesmo ano foi criado o Centro Histórico-Cultural da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Paralelamente, iniciou-se a reunião e organização de objetos utilizados na Instituição, realizando-se algumas exposições temáticas para dar visibilidade ao acervo, e em 1994 foi criado o Museu Joaquim Francisco do Livramento. A partir de 2005 foram iniciadas as obras de revitalização de 8 casas localizada na Av. Independência com o objetivo de sediar o Centro Histórico-Cultural, inaugurado em 05 de junho de 2014. Um espaço para a preservação da memória e incentivo às mais variadas manifestações de expressão cultural.
Enquanto Instituição Cultural tem como condição de exercício de gestão, a sua própria sustentabilidade econômico-financeira e cultural.
PODE ME CHAMAR DE CHC 😉
O CHC Santa Casa surgiu em 2014, com uma missão nobre, desafiadora e fundamental: levar cultura, educação e história à toda comunidade, preservando e valorizando o patrimônio cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O Centro Cultural oferece uma programação com infinitas narrativas e conta com museu, teatro, arquivo histórico, sala de aula, salas de múltiplos usos, loja e bistrô.
O CHC Santa Casa tem o Patrocínio de Dorf Ketal, Facta Financeira SA e Florense, Apoio de Bodipasa, Doctor Clin, Hercosul Alimentos e Mirador Spare Parts. Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.