Ações educativas
O Programa Educação em Espaços de Memória é uma inciativa do CHC Santa Casa para promover a arte, educação e a memória material e imaterial. Esse programa visa a sensibilização crítica e patrimonial de estudantes e professores, que atendem desde a educação infantil até a pós-graduação.
E, nesse momento atual, em meio ao isolamento social e avanços da COVID-19, buscamos alternativas para permanecermos próximos de vocês.
Para isso acontecer, adaptamos nosso portfólio de atividades educativas para serem realizadas em ambientes virtuais.
Conheça nossas atividades:
- Limpinho estou: história e cultura da higiene pessoal
- O Lixo conta nossa história
- Flores de Ébano: a presença Africana na Santa Casa
- Evolução no cenário da saúde: higiene e sanitarismo na Santa Casa
- História em formulações: a farmácia da Santa Casa
- A arte de cuidar: história da Enfermagem na Santa Casa
- Segurança para o trabalhador: uma questão de direito na História
Clique aqui para conferir as informações completas sobre as atividades! 🙂
Agendamento
Para consultar datas e horário disponíveis, faça contato com a nossa equipe pelo e-mail: educativo.chc@santacasa.org.br.
Inscrição com Propósito
Ao participar do Programa Educação em Espaços de Memória, vocês ajudam a manter a cultura viva em meio ao isolamento. ❤️
A aderência ao programa requer a contribuição de R$ 50,00 por atividade (limitação de participante de acordo com a plataforma a ser utilizada).
OUTRAS AÇÕES | *temporariamente suspensas devido ao COVID-19*
Visitas mediadas ao museu do CHC
O Centro Histórico-Cultural desenvolve ações de Educação Patrimonial, para as comunidades interna e externa. Com esta perspectiva, a equipe do educativo oferece visitas guiadas na exposição de longa duração, intitulada “Fragmentos de uma história de todos nós”. Através desta ação, os visitantes podem acompanhar a trajetória da Instituição, com mais de 200 anos, relacionada com a história de sua cidade.
Visitas mediadas ao Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Um museu a céu aberto, por sua antiguidade, estatuária e arquitetura.
Endereço: Av. Professor Oscar Pereira, 423 – Azenha – Porto Alegre
Para conhecer os roteiros oferecidos, clique aqui.
Para mais informações sobre essas ações, entre em contato pelo e-mail: educativo.chc@santacasa.org.br.
O que é o #CHCeduca?
São encontros online para discussão de atividades e projetos educativos realizados por instituições culturais, escolas e professores. Criamos um laboratório, com transmissão pelo YouTube CHC Santa Casa, para trocas, debates e diálogos. Sempre na última terça-feira do mês, traremos apresentações de atividades desenvolvidas por agentes da educação em diferentes contextos. E assim, juntos, vamos dividir ou compartilhar experiências e promover a educação incentivando a preservação dos nossos patrimônios culturais.
Objetivo:
Criar um grande laboratório coletivo para compartilhamento e troca de experiências educativas, em diferentes contexto. Também busca-se incentivar a educação através de projetos, com foco em atividades que podem realizadas em parceria com instituições culturais e educar para a preservação do patrimônio cultural.
Público-alvo:
Professores (educação básica e ensino técnico e superior); alunos de cursos de graduação em licenciaturas, artes e museologia; educadores de museus; mediadores culturais; demais interessados em educação e atividades educativas em espaços culturais.
FORMULÁRIO – Inscrições para ministrante
Se você atua em espaços culturais ou desenvolve projetos educativos com a sua comunidade, escola e alunos inscreva-se em nosso banco de experiências e poderá ser selecionado para um encontro conosco! Tem interesse em participar? Clique aqui e preencha o formulário.
Primeiro encontro realizado no dia 23/02/21
Título: Educação em Espaços de Memória: Programa Educativo CHC Santa Casa
Resumo: apresentação das ações educativas desenvolvidas no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e Cemitério Santa Casa. As atividades são voltadas para o público escolar e ensino técnico e superior, além de visitas mediadas ao museu e cemitério, para o público geral. Também serão apresentadas as formas de agendamento para atividades no modelo remoto e presencial.
Speaker: Gabriela Portela Moreira – Historiadora responsável pelo Educativo do CHC Santa Casa.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=IiyZs3rFfuc
Segundo encontro realizado no dia 30/03/21
Título: As ações educativas do Museu de História da Medicina do RS
Resumo: Desde 2008 o MUHM realiza ações educativas voltadas a diferentes públicos, com foco no desenvolvimento de atividades lúdico pedagógicas. O Setor Educativo é o canal de visibilidade das diversas ações da Instituição e tem como proposta comunicar, dialogar e construir o conhecimento envolvendo educadores, alunos e a comunidade em geral no processo de uso do espaço do Museu, proporcionando vivências e contribuindo para a transformação social. Durante a pandemia de Covid-19 o museu se reinventou, buscou alternativas para, mesmo de forma on-line, fornecer subsídios para que os educadores possam continuar desenvolvendo seus conteúdos fora do espaço escolar, enriquecendo o aprendizado sobre memória, patrimônio, história da medicina e da saúde.
Speaker: Gláucia Kulzer, historiadora e pedagoga do Setor Educativo do Museu de História da Medicina do RS (MUHM)
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=Jtc5jqMNukg&t=2593s
Terceiro encontro realizado no dia 25/05/21
Título: Percursos do Museu da Vida no campo da acessibilidade cultural
Resumo: Serão apresentadas algumas experiências do Museu da Vida na implementação da acessibilidade cultural. Este é um importante aspecto que fortalece a divulgação científica e popularização da ciência ampliando a presença e participação de diversos perfis de público em museus e centros culturais.
Speaker: Hilda da Silva Gomes
Bióloga e Educadora do Museu da Vida. Mestra em Educação. Docente dos cursos de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, Acessibilidade e Cultura e Ciência, Arte e Cultura na Saúde, oferecidos pela Fiocruz. Integrante dos Comitês Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e a Gestão Colegiada do Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça. Também é uma das coordenadoras do projeto Meninas Negras na Ciência.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=1w8icrIN7tw
Quarto encontro realizado no dia 29 de junho
Título: Casa da Memória: educação para o patrimônio, arte e memória institucional
Resumo: Serão apresentados aspectos do projeto “Encontro com o artista”, promovido pela Casa da Memória Unimed. A ação foi desenvolvida em âmbito institucional a fim de aproximar a comunidade interna – colaboradores da Unimed RS – das questões do patrimônio, arte e memória institucional. Por conta da pandemia de COVID-19 a proposta foi reestruturada para realização em formato virtual.
Speaker: Everton Reis Quevedo
Possui graduação, mestrado e doutorado em História. Atuou por mais de dez anos como historiador do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul. É Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Atualmente é coordenador do Centro de Documentação Casa da Memória Unimed Federação/RS e professor do Centro Universitário CESUCA.
Quinto encontro realizado em 31 de agosto
Título: Pesquisa Arqueológica e Educação: Experiências na Santa Casa
Resumo:
Como ocorre uma pesquisa arqueológica em um hospital? Quais as contribuições da Arqueologia para a Santa Casa e quais as contribuições da Santa Casa para a Arqueologia?
Para responder a estas questões, a edição deste mês do CHC Educa terá o tema Pesquisa Arqueológica e Educação: Experiências na Santa Casa e será realizada no dia 31 de agosto (terça-feira), a partir das 19h.
O convidado será o historiador Alberto Duarte Tavares de Oliveira, que abordará algumas das experiências em educação que ocorreram quando da construção do Centro Histórico-Cultural Santa Casa protagonizadas pela equipe de arqueologia e do processo de extroversão do conhecimento arqueológico que ocorre até hoje no CHC Santa Casa.
Speaker: Alberto Duarte Tavares de Oliveira
Possui graduação em História pela UFRGS (1996) e mestrado em História com ênfase em Arqueologia pela PUC/RS (2005). Tem experiência na área de Arqueologia Histórica, com ênfase em Arqueologia Urbana e Gestão do Patrimônio Arqueológico. Desde 2019 é arqueólogo do IPHAN – Superintendência do RS.
Assista: https://youtu.be/czeWQPE6mfI