Ações educativas

Início / CHC / Ações educativas

Ações educativas

Programa Educação em Espaços de Memória é uma inciativa do CHC  Santa Casa para promover a arte, educação e a memória material e imaterial.  Esse programa visa a sensibilização crítica e patrimonial de estudantes e professores, que atendem desde a educação infantil até a pós-graduação.

E, nesse momento atual, em meio ao isolamento social e avanços da COVID-19, buscamos alternativas para permanecermos próximos de vocês.

Para isso acontecer, adaptamos nosso portfólio de atividades educativas para serem realizadas em ambientes virtuais.

Conheça nossas atividades: 

  • Limpinho estou: história e cultura da higiene pessoal
  • O Lixo conta nossa história
  • Flores de Ébano: a presença Africana na Santa Casa
  • Evolução  no cenário da saúde: higiene e sanitarismo na Santa Casa
  • História em formulações: a farmácia da Santa Casa
  • A arte de cuidar: história da Enfermagem na Santa Casa
  • Segurança para o trabalhador: uma questão de direito na História

Clique aqui para conferir as informações completas sobre as atividades! 🙂

Agendamento
Para consultar datas e horário disponíveis, faça contato com a nossa equipe pelo e-mail: educativo.chc@santacasa.org.br.

Inscrição com Propósito
Ao participar do Programa Educação em Espaços de Memória, vocês ajudam a manter a cultura viva em meio ao isolamento. ❤️

A aderência ao programa requer a contribuição de R$ 50,00 por atividade (limitação de participante de acordo com a plataforma a ser utilizada).

 

OUTRAS AÇÕES | *temporariamente suspensas devido ao COVID-19*

Visitas mediadas ao museu do CHC

O Centro Histórico-Cultural desenvolve ações de Educação Patrimonial, para as comunidadesvisita guiada2 interna e externa. Com esta perspectiva, a equipe do educativo oferece visitas guiadas na exposição de longa duração, intitulada “Fragmentos de uma história de todos nós”. Através desta ação, os visitantes podem acompanhar a trajetória da Instituição, com mais de 200 anos, relacionada com a história de sua cidade.

Visitas mediadas ao Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Um museu a céu aberto, por sua antiguidade, estatuária e arquitetura. visita cemiterioAlém de ser uma atração turística da cidade, o Cemitério da Santa Casa, localizado no bairro Azenha, é um importante espaço de memória e das representações sociais e econômicas do Estado.
Endereço: Av. Professor Oscar Pereira, 423 – Azenha – Porto Alegre
Para conhecer os roteiros oferecidos, clique aqui.

 

Para mais informações sobre essas ações, entre em contato pelo e-mail: educativo.chc@santacasa.org.br.

 

O que é o #CHCeduca?

São encontros online para discussão de atividades e projetos educativos realizados por instituições culturais, escolas e professores. Criamos um laboratório, com transmissão pelo YouTube CHC Santa Casa, para trocas, debates e diálogos. Sempre na última terça-feira do mês, traremos apresentações de atividades desenvolvidas por agentes da educação em diferentes contextos. E assim, juntos, vamos dividir ou compartilhar experiências e promover a educação incentivando a preservação dos nossos patrimônios culturais.

Objetivo:
Criar um grande laboratório coletivo para compartilhamento e troca de experiências educativas, em diferentes contexto. Também busca-se incentivar a educação através de projetos, com foco em atividades que podem realizadas em parceria com instituições culturais e educar para a preservação do patrimônio cultural.

Público-alvo:
Professores (educação básica e ensino técnico e superior); alunos de cursos de graduação em licenciaturas, artes e museologia; educadores de museus; mediadores culturais; demais interessados em educação e atividades educativas em espaços culturais.

FORMULÁRIO – Inscrições para ministrante
Se você atua em espaços culturais ou desenvolve projetos educativos com a sua comunidade, escola e alunos inscreva-se em nosso banco de experiências e poderá ser selecionado para um encontro conosco! Tem interesse em participar? Clique aqui e preencha o formulário.

Primeiro encontro realizado no dia 23/02/21

Título: Educação em Espaços de Memória: Programa Educativo CHC Santa Casa

Resumo: apresentação das ações educativas desenvolvidas no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e Cemitério Santa Casa. As atividades são voltadas para o público escolar e ensino técnico e superior, além de visitas mediadas ao museu e cemitério, para o público geral. Também serão apresentadas as formas de agendamento para atividades no modelo remoto e presencial.

Speaker: Gabriela Portela Moreira – Historiadora responsável pelo Educativo do CHC Santa Casa.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=IiyZs3rFfuc

 

Segundo encontro realizado no dia 30/03/21

Título: As ações educativas do Museu de História da Medicina do RS

Resumo: Desde 2008 o MUHM realiza ações educativas voltadas a diferentes públicos, com foco no desenvolvimento de atividades lúdico pedagógicas. O Setor Educativo é o canal de visibilidade das diversas ações da Instituição e tem como proposta comunicar, dialogar e construir o conhecimento envolvendo educadores, alunos e a comunidade em geral no processo de uso do espaço do Museu, proporcionando vivências e contribuindo para a transformação social. Durante a pandemia de Covid-19 o museu se reinventou, buscou alternativas para, mesmo de forma on-line, fornecer subsídios para que os educadores possam continuar desenvolvendo seus conteúdos fora do espaço escolar, enriquecendo o aprendizado sobre memória, patrimônio, história da medicina e da saúde.

Speaker: Gláucia Kulzer, historiadora e pedagoga do Setor Educativo do Museu de História da Medicina do RS (MUHM)

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=Jtc5jqMNukg&t=2593s

 

Terceiro encontro realizado no dia 25/05/21

Título: Percursos do Museu da Vida no campo da acessibilidade cultural

Resumo: Serão apresentadas algumas experiências do Museu da Vida na implementação da acessibilidade cultural. Este é um importante aspecto que fortalece a divulgação científica e popularização da ciência ampliando a presença e participação de diversos perfis de público em museus e centros culturais.

Speaker: Hilda da Silva Gomes
Bióloga e Educadora do Museu da Vida. Mestra em Educação. Docente dos cursos de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, Acessibilidade e Cultura e Ciência, Arte e Cultura na Saúde, oferecidos pela Fiocruz. Integrante dos Comitês Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e a Gestão Colegiada do Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça. Também é uma das coordenadoras do projeto Meninas Negras na Ciência.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=1w8icrIN7tw

 

Quarto encontro será realizado no dia 29 de junho

Título: Casa da Memória: educação para o patrimônio, arte e memória institucional

Resumo: Serão apresentados aspectos do projeto “Encontro com o artista”, promovido pela Casa da Memória Unimed. A ação foi desenvolvida em âmbito institucional a fim de aproximar a comunidade interna – colaboradores da Unimed RS – das questões do patrimônio, arte e memória institucional. Por conta da pandemia de COVID-19 a proposta foi reestruturada para realização em formato virtual.

Speaker: Everton Reis Quevedo
Possui graduação, mestrado e doutorado em História. Atuou por mais de dez anos como historiador do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul. É Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Atualmente é coordenador do Centro de Documentação Casa da Memória Unimed Federação/RS e professor do Centro Universitário CESUCA.

 

29 de junho (terça-feira)
Horário: 19h
Canal do CHC no YouTube

 

Investimento e inscrições
Faça sua inscrição gratuitamente aqui

Postagens Recentes
Tradução
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca