Museu
O Museu Joaquim Francisco do Livramento abriga a exposição permanente Fragmentos de uma História de Todos Nós. Também é composto por um acervo com mais de 30 mil objetos que contam a história da Santa Casa de Porto Alegre e da medicina praticada nos últimos 200 anos, além de cenários reconstituídos que mostram como era o cotidiano dos pacientes e servidores em épocas passadas.
São instrumentais médicos, vestuário, imagens sacras, relógios, móveis e utensílios farmacêuticos. O museu reúne também peças do acervo arqueológico da Santa Casa, composto de mais de 25 mil itens recolhidos nas diversas fases de construção do complexo hospitalar.
As peças estão classificadas por coleções, conforme a função ou a utilidade que tiveram na Santa Casa: Administração, Botica e Farmácia; Arsenal Médico Cirúrgico; Objetos Sacros; Radiofonia, Placas, Clichês e Audiovisuais; Nutrição e Dietética; Moedas e Medalhas; Pinacoteca; Indumentária; Engenharia; Mobiliário e Artigos Decorativos; Acervo Lúcia Gavello Castillo; e Acervo Geraldo Brochado da Rocha.
A exposição permanente “Fragmentos de uma História de Todos Nós” tem a autoria, curadoria e criação de projeto da arquiteta Ceres Storchi. A exposição contém recursos de acessibilidade para que pessoas com deficiência visual, auditiva e de locomoção possam visitar e acessar os conteúdos apresentados.
Funcionamento
Segunda a sábado, das 8h às 18h (horário de visitação pode ser estendido em dias de espetáculos)
Contato para agendamento de visitas mediadas com grupo escolares:
educativo.chc@santacasa.org.br
Fone/WhatsApp (51) 3213-7370
Para doações de acervo, pesquisas e demais projetos
museu.chc@santacasa.org.br
Fone/WhatsApp (51) 3213-7370