EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS EMPRESTADAS – LUCY COPSTEIN

Início / Categoria Acontece / Exposições / EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS EMPRESTADAS – LUCY COPSTEIN

EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS EMPRESTADAS – LUCY COPSTEIN

Artista: Lucy Copstein
Curadoria: Letícia Lau

Visitação: 08 de maio a 07 de julho de 2019

Entrada franca

 

A exposição Memórias Emprestadas da artista Lucy Copstein propõe um questionamento sobre a verdade, a ilusão, a realidade e a memória. Lucy entrevistou pessoas amigas e conhecidas para estabelecer um lugar de escuta das memórias mais emocionantes, ou importantes de cada um dos entrevistados e criou pinturas que ilustram cada narrativa.

Durante dois anos, Lucy convidou artistas, amigos e conhecidos para relatarem uma memória sua, a primeira que viesse na cabeça, ou uma que tivesse marcado a vida da pessoa. Neste momento ela cria uma situação de escuta, provocando o reavivamento da memória e da emoção que a registrou em seu inconsciente, além da entrega de algo muito pessoal e íntimo. Ela faz algumas anotações com algumas palavras chaves e rascunha imagens que poderiam servir de interpretação da história contada.

O resultado gerou pinturas que estão expostas sobre a forma de tela e também de impressões em voal. Juntamente com as pinturas, um áudio com narrativas sobrepostas e algumas palavras em destaque complementam o trabalho da série como vestígios do processo criativo evidenciando o poder da narrativa e da escuta.

Lucy Copstein, nasceu em Rio Grande em 1955, mas vive e trabalha em Porto Alegre. Inicia seus estudos em pintura no ano de 1980, depois aprimorou seu conhecimentos com a artista visual Vera Wildner, também frequentou o atelier de Glênio Biachetti em Brasília, sob orientação de Elder Rocha e cerâmica com Walter Py. Possui um trabalho voltado a narrativas do cotidiano e desenvolve alguns trabalhos em fotografia além da pintura e do desenho. Realizou sua primeira exposição individual na galeria Arte & Fato, teve seu trabalho selecionado para o 20º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre. Participou de exposições coletivas no MACRS, na Câmara Municipal de Porto Alegre, no Memorial do Ministério Público e em galerias comerciais de Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA

Artista Visual
Lucy Copstein

Curadoria
Letícia Lau

Produção
Babilônica Arte e Cultura

Produção CHC
Ana Adams
Luca Vilela Souza
Renata Meirelles
Vanessa Rodrigues de Freitas

Realização CHC
Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Postagens Recentes
Tradução
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca