[17 de outubro de 2023 a 30 de março de 2024] Exposição Santa Casa 220 anos: conexões e vivências em Porto Alegre

Início / Categoria Acontece / Acontece / [17 de outubro de 2023 a 30 de março de 2024] Exposição Santa Casa 220 anos: conexões e vivências em Porto Alegre

[17 de outubro de 2023 a 30 de março de 2024] Exposição Santa Casa 220 anos: conexões e vivências em Porto Alegre

A exposição Santa Casa 220 anos: conexões e vivências em Porto Alegre é a atração na nossa Sala de Múltiplos Usos II, localizado ao lado do Teatro, de 17 de outubro de 2023 até 30 de março de 2024. A visitação é gratuita de segunda a sábado, das 8h às 18h.

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é a primeira instituição de saúde do Rio Grande do Sul. Desde 1803, coube a ela zelar pelos “enfermos”, “velhos”, “loucos”, crianças abandonadas, presos, escravizados, entre outros desvalidos, e mortos, também.

Ao longo dos anos, a Santa Casa de Porto Alegre se tornou a principal instituição de assistência à população, provendo zelo espiritual aos pacientes, cuidados na saúde e amparo na morte. Além de expoente na área da saúde e atendimento especializado, ao longo do tempo se tornou referência em ensino e pesquisa.

A Santa Casa está na origem das oito unidades que compõem o seu complexo hospitalar no Centro Histórico da capital gaúcha, bem como de várias outras importantes instituições localizadas em Porto Alegre. Outros quatro hospitais e três faculdades nasceram e se desenvolveram em seu quarteirão, até seguirem seu curso em outros espaços da cidade. As dinâmicas sociais dos condenados à morte e à reclusão compõem o protagonismo da instituição, que, além de atendimentos médicos, acolhe em seu cemitério os mortos de Porto Alegre.

Ao longo de seus 220 anos, a Santa Casa vive em diferentes pontos de Porto Alegre. A instituição deixou sua marca em hospitais, asilos, universidades, instituições militares, e, até mesmo, na vida cultural da cidade.

Esta exposição apresenta as relações da Santa com instituições já extintas, como a Casa de Correção, o Colégio Santa Teresa, o Asilo São Joaquim e o Arsenal de Guerra, bem como com outras instituições hospitalares, como a Beneficência Portuguesa, o Hospital Psiquiátrico São Pedro, o Hospital Militar e o Hospital da Brigada Militar, que nasceram nas enfermarias do Hospital Geral, o primeiro da Santa Casa. Demarcando sua vocação para o ensino e a ciência, como centro de ensino, em seu seio foram projetadas e criadas, a Faculdade de Medicina de Porto Alegre (UFRGS), a Faculdade Católica de Medicina (UFCSPA) e a Faculdade de Enfermagem Madre Ana Moeller (UNISINOS), aqui divisadas, como viva demonstração do potencial criador em defesa da saúde e da vida. As histórias de Porto Alegre e da Santa Casa estão intrinsecamente ligadas e são indissociáveis.

Esta exposição celebra a união da cidade com o hospital que vive, simbólica e fisicamente, em seu coração, unindo passado e presente. Antigo em idade, evocando a força da memória coletiva, desafia o tempo com uma modernidade que a todos orgulha e encanta, cumprindo com excelência o seu papel social e humanitário.

E, ciosa de seu papel na preservação da memória – sua, da cidade e do estado – presta homenagem ao Dr. Sergio da Costa Franco, historiador e jurista, que teceu profusas histórias em livros, crônicas e escritos, potencializando a historiografia da capital do Rio Grande do Sul, que muito lhe deve e reconhece.

17 de outubro de 2023 a 30 de março de 2024
Horário: de segunda a sábado, 8h às 18h
CHC Santa Casa (Avenida Independência, 75)
Visitação gratuita

 

Postagens Recentes
Tradução
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca