Asilo de Alienados

Início / História / Asilo de Alienados

Asilo de Alienados

Desde a sua fundação, a Instituição tratou de acolher pessoas que a sociedade não sabia ou não possuía condições de cuidar e acabava por excluí-las. Um exemplo é o dos doentes mentais, vindos das mais diversas localidades da Província e, quase sempre, além de pobres, eram abandonados pela família.

O número destes pacientes cresceu tanto que, a partir de 1870, a Provedoria começou a providenciar, junto ao governo provincial, a construção de um “asilo de alienados”. Entre os argumentos do Provedor da Irmandade, para tentar obter a sua construção, estava o de que, a Santa Casa não possuía enfermarias apropriadas com condições de conforto e higienização, para abrigar tais pacientes, e que os recursos terapêuticos da época não permitiram a convivência dos pacientes psiquiátricos com os demais.

Assim, surgiu a ideia e projeto de criação do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Depois de uma campanha de quase dez anos iniciou a construção do “Hospício São Pedro”, situado em uma chácara comprada pelo governo e com economias resultantes de doações à Santa Casa. A partir de então, a responsabilidade de cuidar dos “loucos” passou a ser do governo do Estado.

O Hospital Psiquiátrico São Pedro foi a primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre, inaugurado em 29 de junho de 1884.

Iniciou suas atividades com somente um dos atuais seis pavilhões, tombados pelo IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul).

Acolheu, no primeiro dia de atividades: 41 alienados, sendo 25 transferidos da Santa Casa (14 homens e 11 mulheres) e 16 alienados vindos da Cadeia Civil (10 homens e 06 mulheres). O Hospício São Pedro foi gerido pela Mesa Administrativa da Santa Casa até a proclamação da República.

Como uma das enfermarias da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre — o “Asylo de Alyenados” — foi o esteio e o alicerce do Hospital São Pedro. Sua localização na antiga estrada do Mato Grosso — atual Av. Bento Gonçalves —, fez parte do processo de saneamento social da Capital, que deslocou para o subúrbio as instituições que abrigavam as enfermidades, a morte e todos com desvio comportamental de convivência comunitária.

Postagens Recentes
Tradução
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca