III COLÓQUIO MUSEOLOGIA EM PAUTA no CHC

Início / Categoria Acontece / Agenda / III COLÓQUIO MUSEOLOGIA EM PAUTA no CHC

III COLÓQUIO MUSEOLOGIA EM PAUTA no CHC

Em mais uma edição, o III COLÓQUIO MUSEOLOGIA EM PAUTA discute a museologia com a participação de professores e profissionais da área, nos dia 15 e 16 de outubro, no CHC. Também haverá palestras, debates e o lançamento da exposição “Caminhos da Santa Casa”.

As inscrições para o evento, que tem enfoque em estudantes e profissionais das áreas de História, História da Arte, Museologia, Conservação e Restauro, Teologia, Música, Arquitetura, Educação, Turismo e demais interessados, estão abertas.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

15/10 | MANHÃ

8h – Credenciamento

8h30 às 9h15 – Conversando sobre conceitos da Museologia: da musealidade à museália. Ana Carolina Gelmimi de Farias. Doutora e Mestre em Educação UFRGS. Bacharel em Museologia UNIRIO. Professora dos cursos de Graduação e Pós Graduação em Museologia UFRGS

9h15 às 10h – Guiamento de grupos no turismo: aspectos legais e técnicos. Mirelle Barcos Nunes. Doutora em Educação PUCRS. Mestra em Processos e Manifestações Culturais FEEVALE. Bacharel em Turismo PUCRS. Professora do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer do IFRS Campus Restinga.

10h às 10h15 – Intervalo

10h15 às 11h – Conservação das pinturas decorativas da Capela Nosso Senhor dos Passos. Lucas Volpato. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, UniRitter/Mackenzie, Especialista em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural CECI/ UFPE. Professor Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UNIRITTER.

11h às 11h45 – Santa Casa de Porto Alegre: um patrimônio a ser preservado. Véra Lúcia Maciel Barroso. Doutora e Mestra em História PUCRS. Historiadora CHC Santa Casa.

11h45 às 12h30 – Debate

 

INTERVALO ALMOÇO

15/10 | TARDE

13h – Credenciamento

13h30 às 14h15 – Educação Museal: desafios e possibilidades. Zita Rosane Possamai. Pós-doutora pela Universidade Paris 3 (Sorbonne Nouvelle/França). Doutora e Mestra em História UFRGS. Professora do curso de graduação em Museologia e dos cursos de pós-graduação em Educação (PPGEDU) e Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA) da UFRGS.

14h15 às 15h – Irmandades leigas na cidade: sociabilidade e fé. Pedro von Mengden Meirelles. Doutorando e Mestre em História UFRGS.

15h às 15h15 – Intervalo

15h15 às 16h – Percursos da Arte Sacra no Rio Grande do Sul e a Modernidade Brasileira do Século XX. Anna Paula Boneberg Nascimento dos Santos. Doutoranda e Mestra em História UNISINOS.

16h às 16h45 – A Presença de Emílio Sessa na Capela Nosso Senhor dos Passos. Arnoldo Walter Doberstein. Doutor e Mestre em História UFRGS. Pesquisador de Arte Pública e Sacra.

17h às 17h30 – Debate

16/10 | MANHÃ

8h30 às 9h15 – Às portas entalhadas da Capela Nosso Senhor dos Passos: a trajetória de João do Couto e Silva na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Sofia Reginato Inda. Mestranda em História e Crítica da Arte (EBA-UFRJ). Bacharel em História da Arte UFRGS.

9h15 às 10h – A imagem no cotidiano da capela Nosso Senhor dos Passos e a iconografia do Orago. Gabriela Carvalho da Luz. Mestranda PPGAV/HTC, UFRGS. Bacharel em História da Arte UFRGS.

10h às 10h15 – Intervalo

10h15 às 11h – Vitrais da Santa Casa: o percurso de uma história. Mariana Wertheimer. Mestra em Memória Social e Patrimônio/UFPEL. Arquiteta e Restauradora. Presidente da Associação dos Conservadores do Rio Grande do Sul (ACOR-RS). Especialista responsável pelo restauro dos vitrais da Capela Nosso Senhor dos Passos da SCMPA.

11h às 11h45 – Às Alegorias do Pátio Centenário da Santa Casa. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho. Doutora e Mestra em Artes Visuais UFRGS. Professora do Curso de Conservação e Restauro da UFPEL.

11h45 às 12h30 – Debate

 

INTERVALO ALMOÇO

16/10 | TARDE

13h – Lançamento da exposição “Caminhos da Santa Casa”.

13h30 às 14h30 – Percurso Guiado Pátio e Capela. Amanda Mensch Eltz e Gabriela Portela Moreira. Historiadoras CHC Santa Casa

14h30 às 15h15 – Narrativas Sonoras em Contextos Rituais em Porto Alegre no Século XIX. Maria Elizabeth Lucas. Professora dos cursos de graduação e pós em Música da UFRGS.

15h15 às 16h – Apresentação de Recital. Discentes Departamento de Música UFRGS.

16h – Missa Tridentina celebrada pelo Frei Marcelo Amaral de Aquino

 

Investimento
R$ 10,00
Meia-Entrada (R$ 5,00) para:
–  estudantes, idosos, pessoas com deficiência;
– colaboradores da Santa Casa.

 

* Importante: será fornecido certificado de 24 horas/aula aos participantes do evento. Para obtenção do mesmo é exigido 75% de frequência no evento.

 

 

Tradução
[google-translator]
Entre em contato

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca