III COLÓQUIO MUSEOLOGIA EM PAUTA no CHC

Início / Categoria Acontece / Agenda / III COLÓQUIO MUSEOLOGIA EM PAUTA no CHC

III COLÓQUIO MUSEOLOGIA EM PAUTA no CHC

Em mais uma edição, o III COLÓQUIO MUSEOLOGIA EM PAUTA discute a museologia com a participação de professores e profissionais da área, nos dia 15 e 16 de outubro, no CHC. Também haverá palestras, debates e o lançamento da exposição “Caminhos da Santa Casa”.

As inscrições para o evento, que tem enfoque em estudantes e profissionais das áreas de História, História da Arte, Museologia, Conservação e Restauro, Teologia, Música, Arquitetura, Educação, Turismo e demais interessados, estão abertas.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

15/10 | MANHÃ

8h – Credenciamento

8h30 às 9h15 – Conversando sobre conceitos da Museologia: da musealidade à museália. Ana Carolina Gelmimi de Farias. Doutora e Mestre em Educação UFRGS. Bacharel em Museologia UNIRIO. Professora dos cursos de Graduação e Pós Graduação em Museologia UFRGS

9h15 às 10h – Guiamento de grupos no turismo: aspectos legais e técnicos. Mirelle Barcos Nunes. Doutora em Educação PUCRS. Mestra em Processos e Manifestações Culturais FEEVALE. Bacharel em Turismo PUCRS. Professora do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer do IFRS Campus Restinga.

10h às 10h15 – Intervalo

10h15 às 11h – Conservação das pinturas decorativas da Capela Nosso Senhor dos Passos. Lucas Volpato. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, UniRitter/Mackenzie, Especialista em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural CECI/ UFPE. Professor Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UNIRITTER.

11h às 11h45 – Santa Casa de Porto Alegre: um patrimônio a ser preservado. Véra Lúcia Maciel Barroso. Doutora e Mestra em História PUCRS. Historiadora CHC Santa Casa.

11h45 às 12h30 – Debate

 

INTERVALO ALMOÇO

15/10 | TARDE

13h – Credenciamento

13h30 às 14h15 – Educação Museal: desafios e possibilidades. Zita Rosane Possamai. Pós-doutora pela Universidade Paris 3 (Sorbonne Nouvelle/França). Doutora e Mestra em História UFRGS. Professora do curso de graduação em Museologia e dos cursos de pós-graduação em Educação (PPGEDU) e Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA) da UFRGS.

14h15 às 15h – Irmandades leigas na cidade: sociabilidade e fé. Pedro von Mengden Meirelles. Doutorando e Mestre em História UFRGS.

15h às 15h15 – Intervalo

15h15 às 16h – Percursos da Arte Sacra no Rio Grande do Sul e a Modernidade Brasileira do Século XX. Anna Paula Boneberg Nascimento dos Santos. Doutoranda e Mestra em História UNISINOS.

16h às 16h45 – A Presença de Emílio Sessa na Capela Nosso Senhor dos Passos. Arnoldo Walter Doberstein. Doutor e Mestre em História UFRGS. Pesquisador de Arte Pública e Sacra.

17h às 17h30 – Debate

16/10 | MANHÃ

8h30 às 9h15 – Às portas entalhadas da Capela Nosso Senhor dos Passos: a trajetória de João do Couto e Silva na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Sofia Reginato Inda. Mestranda em História e Crítica da Arte (EBA-UFRJ). Bacharel em História da Arte UFRGS.

9h15 às 10h – A imagem no cotidiano da capela Nosso Senhor dos Passos e a iconografia do Orago. Gabriela Carvalho da Luz. Mestranda PPGAV/HTC, UFRGS. Bacharel em História da Arte UFRGS.

10h às 10h15 – Intervalo

10h15 às 11h – Vitrais da Santa Casa: o percurso de uma história. Mariana Wertheimer. Mestra em Memória Social e Patrimônio/UFPEL. Arquiteta e Restauradora. Presidente da Associação dos Conservadores do Rio Grande do Sul (ACOR-RS). Especialista responsável pelo restauro dos vitrais da Capela Nosso Senhor dos Passos da SCMPA.

11h às 11h45 – Às Alegorias do Pátio Centenário da Santa Casa. Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho. Doutora e Mestra em Artes Visuais UFRGS. Professora do Curso de Conservação e Restauro da UFPEL.

11h45 às 12h30 – Debate

 

INTERVALO ALMOÇO

16/10 | TARDE

13h – Lançamento da exposição “Caminhos da Santa Casa”.

13h30 às 14h30 – Percurso Guiado Pátio e Capela. Amanda Mensch Eltz e Gabriela Portela Moreira. Historiadoras CHC Santa Casa

14h30 às 15h15 – Narrativas Sonoras em Contextos Rituais em Porto Alegre no Século XIX. Maria Elizabeth Lucas. Professora dos cursos de graduação e pós em Música da UFRGS.

15h15 às 16h – Apresentação de Recital. Discentes Departamento de Música UFRGS.

16h – Missa Tridentina celebrada pelo Frei Marcelo Amaral de Aquino

 

Investimento
R$ 10,00
Meia-Entrada (R$ 5,00) para:
–  estudantes, idosos, pessoas com deficiência;
– colaboradores da Santa Casa.

 

* Importante: será fornecido certificado de 24 horas/aula aos participantes do evento. Para obtenção do mesmo é exigido 75% de frequência no evento.

 

 

Postagens Recomendadas
Tradução
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca