Talk Show – Memória Viva: histórias médicas da Santa Casa

Início / Categoria Acontece / Agenda / Talk Show – Memória Viva: histórias médicas da Santa Casa

Talk Show – Memória Viva: histórias médicas da Santa Casa

Médicos convidados participarão de um bate-papo sobre os momentos mais marcantes de suas carreiras na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Mediadora: Véra Barroso, historiadora do Centro Histórico-Cultural Santa Casa e Drª em História

ícone data18 de outubro
terça-feira

 

ícone horário11h

 

ícone valorAtividade gratuita

 

Os convidados

Drª Alice Zelmanowicz
Formou-se médica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez residência na Clínica Médica no Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, entre os anos de 1989 e 1990, e na Clínica no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, em Oncologia, em 1992 e 1993. Formou-se Mestre em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1999, e Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2004. É Coordenadora do Centro de Prevenção de Câncer da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre desde 2005.

Dr. Fernando Lucchese
Entrou para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduando-se em 1970, com 22 anos de idade. Fez sua formação de Cirurgião Cardiovascular no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e na Universidade do Alabama em Birmingham – Estados Unidos. Hoje, após 40 anos de medicina, já são mais de 30.000 procedimentos cirúrgicos realizados pelo Dr. Lucchese e equipe na Santa Casa. É diretor médico do hospital São Francisco da Santa Casa.

Dr. Fernando Antônio Pitrez
Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1963, Mestre em Medicina pela Fundação da Faculdade Federal de Ciências Medicas de Porto Alegre, em 1988, e fez residência médica no mesmo local, em 1965). É Especialista em Cirurgia Geral e Cancerologia na Santa Casa.

Dr. Germano Bonow
Formado pela Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, em 1968. Realizou pós-graduação na Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo, em 1971, e na Escola Interamericana de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, em 1974. Em 1979, concluiu mestrado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Foi secretário na Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (1979-1986 e 1995-1998) e médico do Funrural, da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e da Santa Casa de Porto Alegre. Atualmente, integra o corpo diretivo do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e exerce o cargo de Diretor do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul.

Dr. Santo Pascual Vitola
Formou-se médico na UFRGS, em 1969, e fez Residência Médica no mesmo local, em 1971. Atualmente exerce as atividades na UFRGS como Professor Adjunto, responsável pela equipe de cirurgia das vias biliares e pâncreas da disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É cirurgião de transplantes, desde 1977, na Santa Casa. Fez parte da equipe que realizou o primeiro transplante conjugado de rim e pâncreas da América do Sul, em 1987. É sócio titular e membro do Departamento de Transplante de Pâncreas da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Local: Teatro

Duração: 60 minutos

CHC
Postagens Recomendadas
Tradução
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não está legível? Troque o texto. captcha txt

Digite e pressione "Enter" para realizar sua busca