Palestra: Histórias da Saúde | A História das Drogas Anticâncer

Início / Categoria Acontece / Agenda / Palestra: Histórias da Saúde | A História das Drogas Anticâncer

Palestra: Histórias da Saúde | A História das Drogas Anticâncer

Na palestra, o Prof. Gilberto Schwartsmann abordará a saga do descobrimento destes medicamentos, oferecendo exemplos de como a natureza pode ser uma fonte rica de oportunidades de novas estruturas químicas potencialmente ativas contra o câncer. Revelará também como a mente humana é também capaz de desenvolver racionalmente novas estruturas químicas capazes de interferir no comportamento de células malignas.

Histórias da Saúde | A História das Drogas Anticâncer

ENTRADA FRANCA

Palestrante: Gilberto Schwartsmann

Gilberto Schwartsmann é professor titular de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro titular da Academia Nacional de Medicina e ex-presidente da Academia Sul-rio-grandense de Medicina. Foi diretor da biblioteca da Academia Nacional de Medicina. É oncologista latino-americano com o maior número de artigos originais listados no site oficial Pubmed. Especializou-se em Oncologia no Reino Unido, tendo realizado o seu PhD em Oncologia pela Universidade Livre de Amsterdam, nos países baixos, com pós-doutorado no Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. Foi diretor da central de desenvolvimento de novos medicamentos da Organização Europeia para a pesquisa e tratamento do câncer. Chefiou o serviço de oncologia do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Em sua vida acadêmica, orientou mais de 80 dissertações e/ou teses de doutorado, possui patentes de medicamentos e testes laboratoriais. Publicou vários livros e capítulos no país e no exterior. Pertence/pertenceu ao conselho de várias instituições universitárias e conselhos editoriais de várias revistas científicas internacionais. Recebeu várias e importantes distinções acadêmicas no país e no exterior. Na UFRGS, há um prêmio anual oferecido pelo Centro Acadêmico Sarmento Leite, ao aluno com maior destaque em pesquisa, que leva o seu nome. Há também um programa de bolsas no exterior da Fundação Médica do RS, no Hospital de Clinicas de Porto Alegre, que leva o seu nome. Preside também a Fundação Bienal do Mercosul, é conselheiro da Fundação Iberê Camargo e patrono do Instituto Zoravia Bethiol e do IPDAE. Em 2019, recebeu o prêmio Eva Sopher de personalidade da cultura do RS e o prêmio Açorianos de Artes Visuais. Durante o último Congresso da Sociedade Norte-americana de Oncologia Clínica, em Chicago, EUA, recebeu o título de Professor Emérito da Escola Latino-americana de Oncologia.

Postagens Recomendadas
Tradução
Contact Us

Não está legível? Troque o texto. captcha txt